VALORANT: Riot Games Liberará Patrocínio de Casas de Apostas para Times de LoL e Valorant em 2025
E-SPORTS
Desde o início de suas competições, a Riot Games manteve uma postura restritiva quanto a determinados tipos de patrocinadores, como casas de apostas, empresas de cigarro e bebidas alcoólicas. Contudo, a crescente demanda por mais fontes de receita no setor de e-sports levou a empresa a reavaliar suas diretrizes. Em comunicado recente, a Riot afirmou que as apostas esportivas têm se tornado parte significativa do entretenimento esportivo e que a nova política será implementada com medidas para assegurar a proteção de jogadores e fãs.
Impacto no Cenário Competitivo
A decisão promete beneficiar diretamente as organizações de e-sports, que muitas vezes enfrentam dificuldades financeiras para manter equipes competitivas. Com o aumento da concorrência e o crescimento dos custos operacionais, patrocínios de casas de apostas podem representar uma fonte crucial de receita.
Por outro lado, a medida também levanta preocupações. Grupos de defesa do consumidor e especialistas em jogos responsáveis alertam para o risco de influenciar negativamente jogadores mais jovens, além de potencialmente expor o público a práticas de apostas problemáticas.
Contexto da Decisão
A Riot Games, desenvolvedora de jogos como League of Legends e Valorant, anunciou que, a partir de 2025, removerá a proibição de patrocínio por casas de apostas para equipes de e-sports que participam de seus torneios. Essa decisão pode trazer grandes mudanças no cenário competitivo, especialmente no que diz respeito ao financiamento das organizações e às questões éticas em torno da relação entre jogos e apostas.
Divulgação/Riot Games


Leia Mais
Fracture e Lotus Retornam ao Competitivo de Valorant no Patch 10.0
Estratégias para Melhorar sua Performance em Valorant
O Autismo e os e-Sports: Como os esportes eletrônicos veem ajudando pessoas autistas.
Taça das Minas Awards 2024: Celebrando os Melhores Talentos do Cenário Inclusivo de Valorant


Em seu perfil nas redes sociais, Whalen confirmou que a Riot Games liberou equipes do VCT Americas e EMEA para fecharem patrocínios com casas de apostas, desde que sejam aprovadas pela empresa. Veja a nota oficial:
"Algumas semanas atrás, dissemos às equipes parceiras de LoL Esports e VCT nas Américas e EMEA que, a partir de 2025, elas poderão explorar parcerias com plataformas de apostas aprovadas pela Riot. Essa decisão não foi tomada levianamente — é o resultado de um estudo cuidadoso e planejamento para decidir sobre um movimento que desbloqueará novas oportunidades de receita para as equipes, ao mesmo tempo que protegerá a integridade competitiva e a experiência geral dos fãs.
Aqui estão duas coisas importantes que você precisa saber:
Os canais de propriedade da Riot permanecerão livres de apostas. Nenhuma marca de apostas aparecerá em nossas transmissões, redes sociais ou camisas.
A Riot avaliará todos os potenciais parceiros de apostas para atender aos nossos padrões de integridade, transparência e engajamento dos fãs. Todas as casas de apostas esportivas que fizerem parceria com equipes precisarão atender aos requisitos regulatórios e de licenciamento locais e corresponder aos requisitos da Riot em relação ao conteúdo e promoção para esta categoria.
Esta é uma nova categoria de patrocínio para nossos eSports, e nós a abordaremos cuidadosamente. Aprenderemos muito ao longo do caminho, e faremos mudanças se em algum momento isso comprometer a integridade do esporte ou impactar a experiência de alta qualidade que nossos fãs têm hoje. Dependendo de como essa implementação inicial for, avaliaremos oportunidades para expandir — ou refinar — nossa abordagem no futuro", disse o COO da Riot Games.
Medidas de Controle e Regulação
A Riot Games enfatizou que haverá diretrizes rigorosas para regulamentar a integração de casas de apostas como patrocinadoras. Entre as medidas estão:
Proibição de promoções diretas de sites de apostas a menores de idade.
Restrições em transmissões para evitar mensagens de incentivo às apostas.
Monitoramento para prevenir manipulação de resultados (match fixing).
Essas ações visam equilibrar a geração de receita com a responsabilidade social
Repercussão na Comunidade
A novidade dividiu opiniões entre jogadores, torcedores e profissionais do setor. Enquanto alguns veem a decisão como uma oportunidade para fortalecer o cenário competitivo, outros temem que ela possa comprometer a imagem dos e-sports.
Nas redes sociais, organizações de e-sports também começaram a se posicionar. Muitos times enxergam a medida como positiva para sua sustentabilidade financeira, enquanto outros afirmam que priorizarão parcerias com marcas mais alinhadas aos valores dos e-sports.